Quer ter um blog de SUCESSO?

Receba no seu e-mail dicas matadoras e exclusivas de tráfego até mesmo marketing digital.

Como exportar ou importar um blog inteiro no WP.org

Por Gustavo Guerra em 10/01/2013 | Categoria: Plataformas de Blogs

Hoje em dia muitas vezes temos que migrar os nossos conteúdos de um blog para outro, seja porque nosso blog está mudando para outro endereço ou porque vamos incorpora-lo até em outro blog. Dessa forma temos que fazer a transferência de todos os nossos conteúdos para o outro blog, coisa que normalmente seria bem difícil em alguns, mas se ambos os seus blogs são em WordPress.org já é bem diferente.

 

 

Pois ao contrario de outras plataformas, no WordPress.org esse processo de migração de conteúdos é muito mais fácil, devido a simplicidade do processo que foi implementado na plataforma para realizar essa operação. Com isso, para quem é mais leigo, fazer uma exportação de todo o blog ou então uma importação é bem mais simples. E vai ser justamente isso que vamos mostrar hoje aqui no Ajuda Blogueiros.

 

OBS: Esse procedimento também pode servir como backup parcial do seu blog!

 

Uma coisa interessante desse procedimento de importação e exportação do WP.org é o fato dele servir como backup parcial do seu blog. Pois se você fazer a exportação completa dos dados do seu blog, ali estarão contidos todas as suas postagens; comentários; imagens; e arquivos que tiveram o upload para o seu blog.

Então é um backup parcial, pelo o fato de ter apenas uma parte do seu blog, e não ele completo juntamente com os plugins; temas e configurações. Além do mais, esse backup é inútil se o blog em que ele foi gerado estiver off-line/deletado, pois apenas as postagens serão importadas, e o resto estará perdido.

Resumindo, não recomendo o backup principal do blog apenas se utilizando desse procedimento em que vamos mostrar no artigo de hoje.

 

Tutorial: Exportação

 

Para exportar o seu blog no WP.org é bem simples, basta que você acesse o painel de controle do seu blog e vá em Ferramentas => Exportar.

Agora na pagina que se abrirá você terá 3 opções de exportação do seu blog, sendo a primeira a completa, a segunda só para as postagens, e ultima só para as paginas. Selecione a desejada e click no botão no final da pagina para fazer o download do arquivo de exportação.

 

Tutorial: Importação

 

Para importar outro blog para o seu blog no WP.org é  também bem simples, basta que você acesse o painel de controle do seu blog e vá em Ferramentas => Importar.

Na pagina que se abrirá terá varias opções de plataformas para você importar, escolha a ultima, que é a do WordPress.

Na pagina que se abrirá em seguida você poderá fazer o upload do arquivo de exportação já feito antes (c0mo mostramos no tutorial acima). Selecione o arquivo já então gerado pelo o outro blog e click no botão no final da pagina para se fazer o upload.

Se o todo o processo for concluído com sucesso, o próprio WordPress.org vai lhe dar essa noticia, e ai toda a importação estará finalizada. E seu blog já estará com todo o conteúdo contido dentro do arquivo de exportação já gerado anteriormente.

 

Conclusão:

 

Graças a esse sistema bem simples do WP.org, fazer a exportação e importação de todo o seu blog vira algo muito fácil e simples de se fazer, onde que qualquer leigo pode fazer sem problemas. E isso já é mais um mérito muito bom para se recomendar essa plataforma de blogs!

Então, como já disse, normalmente esses dois procedimentos que mostramos hoje (exportação e importação) são normalmente usados quando você quer transferir o conteúdo de um blog para outro. E com esse sistema simples do WP.org essa tarefa é bem fácil de se fazer, mas nada que um tutorial do AB não lhe ajude.

 

Fique livre para comentar abaixo do que achou desse nosso artigo de hoje, e aproveite e ajude a divulga-lo nas redes sociais e para os seus amigos! Até!  :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Quer receber mais artigos como esse em seu e-mail? Inscreva-se!
Por Gustavo Guerra
Sou um estudante e blogueiro desde os meus 15 anos de idade, atualmente moro em São Paulo - SP, e estou fazendo o 1º ano do Ensino Médio. Adoro tecnologia e blogs, além de ser fã da Apple!
  • Claudio Santos

    Sempre queria exportar o meu blog em WP.org para outro WP.org, mas não sabia como fazer isso. Agora posso migrar o meu blog!

  • Luiz Nico

    Valeu mano! Isso é bem legal pra fazer o backup do blog!

  • http://www.ajudablogueiros.com.br/ Gustavo Guerra

    Pode até ser usado para fazer backup, mas só parcialmente, já que ele não leva todos os dados do seu blog no arquivo XML.

    Obrigado pelo o seu comentário, volte sempre!

  • http://www.ajudablogueiros.com.br/ Gustavo Guerra

    Agora você pode, pois uma das principais funções desse recurso é ser utilizado para migrar blogs inteiros!

    Obrigado pelo o seu comentário, volte sempre!

  • http://www.facebook.com/rafael.fsantanaa Rafael Santana

    Ele consegue fazer backup das imagens e subir elas no novo wp?

  • Katia Raynier

    meu site no PC arquivo XML tem 14 mb gerado por WP de outro site

    o importador de arquivos XML do WP do novo site so pode ate 8 mb
    poortando não é tão simples.

  • http://www.ajudablogueiros.com.br/ Gustavo Guerra

    Olá Rafael!

    Sim. Mas para isso é necessário que as imagens do outro blog ainda estejam on-line, caso contrário ele só colocará as URLs no sistema, e você terá que mover as imagens manualmente.

    Obrigado pelo o seu comentário, volte sempre!

  • http://www.ajudablogueiros.com.br/ Gustavo Guerra

    Olá Katia!

    Esse limite é imposto devido a garantia de estabilidade e segurança de alguns servidores de hospedagem de sites. Em alguns esse limite vai além de 8 MB, então é fácil sim. 🙂

    Obrigado pelo o seu comentário, volte sempre!

  • Katia Raynier

    bem eu baixei o importador WP ele nao funciona mesmo com valores baixos (arquivos xml 2 mb)

    aparece mensagem set time (0)

    para mudar para valor (30), em tutoriais

    fiz isso e nao funciona mesmo assim

    ” set_time_limit() ”

    eu preciso upar meu blog para o outro servidor ele esta em arquivo no meu pc gerado pelo wp exportar em xml 14 mb
    se enviar por ftp onde eu devo ativa-lo?

  • Joaaby Oliveeira Brito

    O meu está 17mb, está dando o ERRO 500 internal error algo assim, o que eu faço?