Quer ter um blog de SUCESSO?

Receba no seu e-mail dicas matadoras e exclusivas de tráfego até mesmo marketing digital.

Por que os agregadores de links aumentam a taxa de rejeição?

Por Gustavo Guerra em 05/11/2012 | Categoria: Artigos

Hoje na internet existe uma grande “campanha” contra os agregadores de links, que são sites responsáveis por agrupar links de todos os tipos e gostos de outros sites/blogs, para mais exibi-los todos juntos futuramente. Esses sites são conhecidos por boa parte dos blogueiros (principalmente os mais velhos!), e são famosos por lhe enviar centenas e até milhares de visitas em um único dia, e também por aumentaram drasticamente sua taxa de rejeição.

 

 

Seja pelos dois motivos, esses sites agregadores de links tem essa fama de lhe enviarem bastantes visitas, e de também lhe prejudicarem com uma alta taxa de rejeição. E é justamente por causa do segundo motivo (taxa de rejeição) que criamos o artigo de hoje no Ajuda Blogueiros, onde que vamos falar porque isso acontece com os blogs que usam os agregadores de links, além de também mostrar como evitar isso.

Causas do aumento da taxa de rejeição pelos agregadores:

 

1 – Quantidade alta de visitas enviadas para o blog

 

Aqui se aplica um pouco da pura lógica, onde que quanto mais visitantes acessarem o seu site/blog, maior é a possibilidade deles não gostarem do seu conteúdo, e assim irem embora do seu site/blog, ocasionando o aumento na taxa de rejeição. Levando isso em fato, juntamos a imensa quantidade de visitas que um agregador de links lhe envia + essa teoria, temos como resultado grandes chances da rejeição de seu conteúdo.

Então se você está recebendo muito trafego por parte dos agregadores de links e ao mesmo tempo você percebeu um aumento na taxa de rejeição, o motivo por isso estar acontecendo é esse aqui acima.

 

2 – Visitantes sem muita qualidade

 

Esse tópico tem muito haver com o primeiro que abordamos, pois ele é praticamente que uma continuação, mostrando que junto a quantidade alta de visitas que o seu site/blog recebe por parte dos agregadores de links, a sua taxa de rejeição aumenta. E esse aumento é devido a maior probabilidade das pessoas não gostarem do seu conteúdo. E por que essas visitas dos agregadores não vão gostar do seu conteúdo super qualificado de blogueiro?

Simples. 99% das visitas que vem dos agregadores de links são sem muita qualidade, são na pratica usuários a procura de memes; hits e outros besteiras da internet, e com um simples engano ao clicar no link do artigo do seu site/blog, elas caem na sua pagina, e logo após ver o erro vão embora. É aqui que está o grande “perigo” dos agregadores de links, é a má qualidade das visitas que faz eles aumentarem a taxa de rejeição do seu blog, levando essa métrica lá nas alturas!

 

3 – Usando o agregador de links errado para o seu blog

 

Isso mesmo, existe tipos de agregadores de links, coisa que muitos ainda não sabem, e com isso acabam errando ao escolher o seu! Como no caso dos diretórios de sites/blogs, tudo na web está divido em categorias, onde que cada site/blog em uma categoria tem o seu publico dedicado. No mundo dos agregadores isso também se aplica, tendo a divisão dos agregadores de links, onde que cada tipo de foca em um tipo de nicho da internet ou de outro assunto.

Porém nesse mundo dos agregadores de links temos uma grande desigualdade, onde que boa parte (99%) desses agregadores é focado mais nos nichos de humor e fofocas, e uma pequena minoria em conteúdo realmente de alta qualidade; relevante; e feito por bons blogueiros. Com isso fica muito difícil de acharmos esses bons agregadores, pois basicamente eles são RAROS!

Isso é devido pelo simples fato de como esses agregadores pegarem um publico muito especifico, eles acabam que sendo pouco populares, e quase que não recebendo e nem muito menos enviando trafego algum. Com isso não temos escolha a não ser mesmo nos prejudicar encarando os agregadores de links normais, que são os mais conhecidos e que recebem bastante trafego.

 

Como evitar que a taxa de rejeição aumente com os agregadores de links?

 

1 – Usar agregadores de links específicos do seu nicho

 

Já falamos que esses tipos de agregadores de links são algo muito raro e difícil até de se achar, mas mesmo assim, tente pelo menos encontrar um agregador de links que foque mais no nicho do seu blog. Dessa forma as visitas desse agregador vão ter mais qualidade, pelo o fato de estarem realmente interessadas nos mesmos tipos de assuntos que o seu blog trata.

Com as visitas de maior qualidade, a chance delas saírem da sua pagina diminui, mesmo com muito trafego! E assim a sua taxa de rejeição também abaixa!

 

2 – Envie apenas os melhores artigos do seu blog

 

Existem alguns casos que mesmo usando os agregadores de links comuns pode-se diminuir a taxa de rejeição apenas enviando os melhores dos seus artigos. Isso acontece devido ao fato de o conteúdo ser de tanta qualidade, que consegue despertar no visitante desqualificado um ato de querer ler mais, e assim permanecer na pagina. Mas isso é algo raro de acontecer, tanto que poucos artigos de alta qualidade de blogueiros famosos conseguiram essa proeza!

Então não conte muito com isso para diminuir sua taxa de rejeição, mas tente sempre fazer isso sempre, pelo menos você não piora as coisas!

 

3 – Envie apenas noticias ou novidades inéditas

Sabe, uma das coisas que os agregadores de links mais gostam são de noticias e novidades inéditas, então se por acaso você tem alguma dessas, fique livre para divulgar nos agregadores de links. Pois nesse caso a taxa de rejeição vai diminuir um pouco, devido aos usuários desses sites terem interesse nesse tipo de coisas, com toda certeza eles vão querer saber o que é, e vão passar mais tempo na sua pagina.

Assim você além de receber bastantes visitas e ainda divulgar o seu site/blog, também vai evitar o aumento da sua taxa de rejeição! Não que ela vai diminuir, mas sim que não vai aumentar mais!

 

4 – Solução final: Não usar agregadores de links

 

Sim. Essa é a solução que nós recomendamos para todos os nossos usuários que não querem que a taxa de rejeição seja alta. É a mais simples e fácil de se fazer, que nada mais é do que não usar os agregadores de links como forma de divulgação! Pois assim a sua taxa de rejeição só vai aumentar ou diminuir por outros motivos, e não pelo uso dos agregadores de links!

 

Fique livre para comentar abaixo do que achou desse nosso artigo de hoje, e aproveite e ajude-nos a divulga-lo nas redes sociais e para os seus amigos! Até!  :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Quer receber mais artigos como esse em seu e-mail? Inscreva-se!
Por Gustavo Guerra
Sou um estudante e blogueiro desde os meus 15 anos de idade, atualmente moro em São Paulo - SP, e estou fazendo o 1º ano do Ensino Médio. Adoro tecnologia e blogs, além de ser fã da Apple!
  • Samantamodesto

    Olá Gustavo, como vai?

    Excelente artigo, muito útil e esclarecedor para todos nós que temos um blog 😉 Realmente, é desanimador quando constatamos o aumento da taxa de rejeição nestes casos e gostei muitos dos esclarecimentos que nos trouxe. Eu não tinha muita noção do porque isso acontecia. No começo do blog, ficava desanimada achando que estava oferecendo conteúdo ruim, mas com o tempo fui analisando que as variáveis para isso acontecer são muitas, como você bem explicou.
    Eu utilizo muito o ocioso, mas parei de  esquentar a cabeça com a taxa de rejeição. Até porque a taxa do meu blog é enorme, pois atualizo pouco e os leitores fidelizados visitam apenas a postagem recente, pois já leram e participaram no restante. Então, constantemente minha taxa de rejeição é alta. 
    Quando coloco meus artigos no ocioso, procuro ter o pensamento otimista, que mesmo que muitos não gostem, se apenas um se interessar e começar a acompanhar o blog, já me dou por satisfeita 🙂
    Tenho esta conduta mais despreocupada por não ser um blog profissional, mas para quem tem o blog como negócio, creio que é mesmo muito importante analisar bastante o uso de agregadores, seus prós e contras, para ver se vale a pena 😉
    Ótimas dicas, esclarecimentos e soluções! Adorei 🙂

    Grande abraço !

  • http://www.ajudablogueiros.com.br/ Gustavo Guerra

    Olá Samanta!

    Então, de fato não podemos nos ficar apegando muito a taxa de rejeição, mas também não podemos deixa-la de lado, pois temos que ficar muito atento a ela.

    De fato os agregadores de links realmente aumentam bastante a taxa de rejeição, mas se fossemos todos pensar assim esses serviços não iriam existir né?

    O que eu sempre recomendo é: Use os agregadores de links do seu nicho ou que não alterem em muito a sua taxa de rejeição, pois assim você ganha mais trafego e ainda garante a divulgação dos seus posts na web.

    E como você, só os meus conteúdos mais novos e que chegam a ganhar mais visitas/comentários, com isso acabo que divulgando mais os meus posts antigos, e aumentando em um todo a interação dos em meus conteúdos!

    Bom, quero também agradecer ao seu elogio ao meu artigo. Lhe desejo muita sorte com o seu blog e ainda agradeço por ter comentado aqui no AB!

    Até!

  • Kako Lourenco

    Valeu Gustavo

    Eu tinha uma grande duvida em usar ou nao os agregadores e nao sabia no que ele poderia prejudicar meu site. seu artigo foi de grande valia vou segui-lo mais

    Ate Mais
    Kako Lourenco
    htto://kakolourenco.com.br

  • http://www.ajudablogueiros.com.br/ Gustavo Guerra

    Olá Kako!

    Que bom que tirei sua duvida!

    Obrigado pelo o seu comentário, volte sempre!

  • sachiel

    Olá Gustavo, bem interessante o seu artigo, eu não sei se influencia mas comecei usando a plataforma blogger e mesmo usando agregadores de links a taxa de rejeição sempre ficou baixa na média de uns 4%, quando passei para o wp e uma hospedagem paga, a taxa subiu para incríveis 70%, pensei que pudesse ter sido algo que eu estava fazendo de errado por mudar hospedagem e ter que fazer várias alterações mas esses 70% estabilizaram mesmo com a média de tempo por visita em quase 10 minutos (ela não mudou desde blogger até wp ficou nessa média), passado 2 meses e essa taxa mudava bem pouco ou para mais ou para menos então resolvi voltar para o blogger e recebendo as mesmas visitas dos agregadores com o mesmo tempo de visita a taxa de rejeição caiu para 6%. Agora estou de volta usando o wp e a taxa de rejeição está na base dos 40%. Eu envio links para agregadores diariamente e todos sempre aceitam o conteúdo do meu site e posto sempre na categoria correta justamente para não ter uma rejeição grande. Ah e na primeira vez que migrei para o wordpress não enviei links para agregadores.
    Será que influencia a plataforma do usuário também? (todas medições analisadas usando histats e Google analytics.)

  • http://www.ajudablogueiros.com.br/ Gustavo Guerra

    Olá Sachiel!

    Acredito que a plataforma não influencia em nada. Porém tem certos sites/blogs em certos nichos que não sofrem com links de agregadores, e esse pode ser seu caso.

    Outra coisa que vale notar, é que as estatísticas demoram cerca de 4 meses para se ajustar no novo site/blog, já que você altera URLs e tal. Durante esse tempo pode “congelar” as estatísticas, dando a impressão que está tudo bem!

    Obrigado pelo o seu comentário, volte sempre!

  • william

    Parabéns Gustavo, realmente usando agregadores de link a minha taxa de rejeição aumentou bastante, pensei que até fosse por algum outro problema, mas agradeço seu artigo pois para mim foi esclarecedor.

    William Silva
    http://www.novinhasafadinha.com.br

  • http://www.ajudablogueiros.com.br/ Gustavo Guerra

    Olá William!

    Que bom que o artigo lhe ajudou a entender mais sobre o mal que os agregadores de links podem fazer nos blogs.

    Obrigado pelo o seu comentário, volte sempre!